1º hotel sustentável no Brasil

Vale lembrar que este é o primeiro hotel brasileiro certificado pela ABNT como hotel sustentável! Podemos comemorar. Cada dia que passa o tema está sendo mais difundido e aceito pela população, construir sustentável é a “bola da vez”.

O Hotel Canto das Águas localizado no interior da Bahia, na cidade de Lençois, na Chapada Diamantina. Um de seus lemas é: “Pode entrar. As portas nem existem” para mostrar que estão disponíveis aos hospedes 24h por dia.

O hotel fica em uma região muito bonita da cidade, próximo ao rio que corta a cidade, rio que serviu de inspiração para a criação da piscina, com bordas irregulares.

Existem inúmeras atrações, pontos turísticos e turismo de aventura, quem gosta de natureza vai ao lugar certo.

“Sempre procuramos ter um cuidado, não apenas com a natureza que nos cerca, mas, sobretudo com as pessoas que vivem nesse meio ambiente. Estamos integrados à realidade à nossa volta procurando torná-la melhor, mais justa e mais saudável.”

Práticas do hotel de sustentabilidade:

  • Coleta seletiva de lixo, com resultado financeiro da venda para funcionários envolvidos;
  • Controle de troca de enxoval a cada 03 dias;
  • Utilização de produtos biodegradáveis pela governança, cozinha e lavanderia;
  • Divulgação e valorização da cultura local;
  • Sistema de aquecimento solar em todos os apartamenos;
  • Monitoramento de consumo de energia elétrica e água com registro em planilhas para controle;
  • Compostagem das podas e varrição do jardim;
  • Prioridade à contratação de mão de obra local;
  • Programas de treinamento para os colaboradores. (ILT- Instrutores no Local de Trabalho);
  • Projeto Paisagístico e de Recomposição Ambiental;
  • Informativo para hóspedes e visitantes sobre o programa ambiental, flora, fauna e cultura local;
  • Apoio financeiro mensal a ONGs locais: Grãos de Luz/Griô (vencedora do premio Itaú – Unicef 2004), creche Mãe Fifa, Clube de mães;
  • Apoios pontuais a diversas iniciativas de ONGs ou instituições como: Colégio Estadual, Brigada de Combate a Incêndios, Associação de Guias e Condutores, etc;
  • Políticas de compra de produtos e serviços que colaborem com o meio ambiente e que ajudem a promover uma sociedade mais justa.
  • Avaliação de satisfação dos colaboradores;
  • Informativo aos hóspedes e colaboradores de nossa missão e Política de Sustentabilidade;
  • Avaliação de satisfação do cliente (análise e resposta ao opinário);
  • Apoio e incentivo de aprendizagem de línguas estrangeiras para os colaboradores;
  • Apoio e Incentivo à formação acadêmica para a Gerência administrativa. (Curso de Bacharelado em Administração.

Publicado originalmente em Questão de Bom Gosto.

Deixe um comentário